domingo, 19 de julho de 2009

Viena

Capital austríaca, com cerca de 1.700.000 habitantes, Viena (Wien em alemão) ocupa atualmente o primeiro lugar no rankig de 2009 de cidades com melhor qualidade de vida do mundo, segundo pesquisas realizadas pela empresa Mercer. E não é por menos, pelos dias que passei por lá não consegui achar defeito algum na cidade, tudo é absolutamente perfeito! A beleza de Viena é de encher os olhos! Por onde se passa há algo de muito bonito para ser admirado. O transporte é impressionaste, bondes e trens passando a todo momento, te levam de um canto ao outro da cidade em poucos minutos, tudo de graça.



E como falar de Viena sem falar de cultura e música? impossível! Cidade que inspirou e abrigou gênios como Mozart e Beethoven, berço de Strauss, rapidamente se compreende porque Viena é um importante centro de música erudita, conhecida também como a "Cidade dos Músicos". Com óperas e concertos de segunda a segunda, Viena mantém esta tradição musical que se perpetua a mais de um século. Abrangendo mais o conceito de cultura, Viena possui vários museus, alguns deles localizados no Museums Quatier, um quarteirão composto por vários museus. A arte é expressa em todos os lugares, como na obra de Julian Beever na calçada em frente ao Museums Quartier, o artista faz pinturas no chão em 3D e a figura abaixo é da sua séria "Whatch Out" em que ele retrata acidentes.


Watch Out de Julian Beever

Espaço de lazer em meio aos museus do Museum Quartier

A relação com o catolicismo também é algo marcante. Sede de arquidiocese, com cerca de metade da população católica, Viena possui diversas igrejas, todas deslumbrantes. Ponto turístico indispensável, a Catedral de Saint Stephan (Stephansdom) é uma das maiores catedrais góticas medievais existentes. Com uma arquitetura medieval que remonta ao século XI, abriga (supostamente) os restos mortais dos Três Reis Magos.

O meu interesse inicial em ir à Viena era para conhecer um museu em especial, o Freud Museum. Museu do psicanalista vienense, o local é o antigo consultório de Freud, fisicamente falando, aqueles cômodos se constituem como o berço da psicanálise! Estar naquele local e remeter a tudo o que foi pensado e criado ali, as consultas dos famosos casos de Freud... é de arrepiar! A importância da teoria psicanalítica é ENORME! Como dizia um antigo professor meu, Nicolau Steibel, "você pode amar ou odiar a psicanálise, mas DEVE conhecê-la!" Concordo plenamente com isso, para quem se interessa pela mente humana, independentemente de que acredite ou não, ler Freud é indispensável, o contrário é o mesmo que estudar biologia e não conhecer Darwin e a teoria da evolução das espécies! Afinal, ela representa uma quebra de paradigma no pensamento da época, um marco! Isso não se deve exclusivamente a Freud, mas ao zeitgeist (espírito da época) que se iniciou naquele período e que ele conseguiu integrar e então formular seu pensamento.


Mas, voltando a Viena... o clima da cidade contagia qualquer um. A cidade concilia toda a sua elegância, esplendor, seus imponentes prédios históricos, palácios gigantescos e tudo mais que remete a época quando ela era a capital da dinastia Hansburg e a cidade mais influente da Europa; com a modernidade da cidade que hoje é modelo em qualidade de vida. Este clima de Viena nos faz passear pela cidade com um estado de espírito particular, como se "Danúbio Azul" de Strauss estivesse tocando ao fundo! O rio Danúbio passa pela cidade e é realmente lindo.



Schönbrunn - Palácio com 1440 quartos e Viena ao fundo

Burg Garten, nada como passar a tarde atirado neste gramado



Viena é magnífica, é charmosa, é moderna e erudita, é o passado no presente (como em Freud!), é caminhar ao som de violinos, é calma e educada, é ler um livro deitado no gramado do Burg Garten, é uma visita a história e ao futuro, é sinônimo de cultura e qualidade de vida, é poesia! Se Viena fosse alguém, seria uma senhora deslumbrante, de beleza conservada, com muita vitalidade pela frente, inteligente e erudita, cobiçada por muitos!



Overwien - Ópera de Viena



Viver em Viena... realmente tentador!

5 comentários:

  1. Oi Xuão!
    Primeiro, quanto tempo que não nos vemos, hein! Entrei aqui pelo link que você inseriu no MSN, espaço onde já combinamos várias folias durante nossa querida adolescência beZta... Hhahaha... Saudades! Agora o garoto cresceu, e escreve suas experiências por aqui. Adorei o conteúdo e com certeza vou passar por aqui mais vez, okdok?
    Um beijo com muito carinho!
    Carol! (carowzita) Rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  2. oi João...
    Fiquei encantada com seu Post.
    Esse sobre Viena foi o primeiro que li e, puxa, que orgulho de ter vc como meu Amigo heim! Posso afirmar sempre: João é o cara!
    Belíssimo texto, fiquei encantada com sua percepção e sue modo de traduzir em palavras seus sentimentos, sua vizão de mundo, suas experiências. Encantada é uma das palavras que traduz como fiquei ao final dessa leitura!
    Continue assim João, vc está longe e vai ainda mais longe com certeza...
    Tenho muito orgulho em ter sido sua parceira nessa caminhada na Psicomotricidade Relacional, e saiba que pode contar comigo sempre!
    Estou numa inveja boa (pois quase estive nessa nova caminhada com vc, Mestrado - aproveite, vc merece)...
    Turma 10 para sempre... vc mora no meu coração!
    Amooooooooo muito...
    Dani.

    ResponderExcluir
  3. Absorver, respirar e sentir a cultura é indescritível!
    Parabéns pelo post, conseguiu me deixar com vontade de conhecer Viena. Adorei a comparação "Se Viena fosse alguém, seria uma senhora deslumbrante"... Ou seja, não seria Vera Fischer, seria Lady Diana. Hahahahaha.
    O problema de pessoas como eu ir para um lugar assim, é que o consumismo me deixaria um tanto quanto frustrada! Pouco dinheiro, muita vontade de gastar!!! A cultura teria que me alimentar bastante hahahaha. Mas beleza, você conseguiu transmitir que isso é possível. Texto digno de um jornalista que escreve sobre cultura todos os dias. Rico em descrições, emoções, conteúdo...
    Te espero no dia 8 de agosto! Saudades nego.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, muito bom o seu blog, achei muito bom o texto sobre Viena. Deu um certo gostinho de lá. haha Mas sem comparação estar lá! abraços

    ResponderExcluir
  5. Joaooooo.. Acabei de ler seu blog!!
    Fico feliz por vc se aventurando na Europa! Meu plano e fazer o mesmo ano que vem.. Por enquanto nao posso deixar o pais, estou esperando meu green card; mas assim que ele chegar eh juntar a grana e correr pro abraco rs
    E ai, curtindo o On the Road? Esse eh um dos meu preferido!! A Lara ( http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=10101950822070728745 ) quem me deu.
    Ah! Tenho muma amiga que ta correndo o mundo e tem um blog interessantissimo! da uma olhada la q eu acho que vc vai curtir http://miristock.blogspot.com/
    Beijo grande

    ResponderExcluir