terça-feira, 7 de julho de 2009

ON THE ROAD


Pé na estrada! Após 22 dias viajando por vários países, resolvi atualizar o blog. Essa experiência precisa ser registrada e compartilhada. O livro que leio nas horas vagas não poderia ser mais apropriado: "On the Road" de Jack Kerouac, para muitos a bíblia da geração beat!


O prazer em viajar é enorme, quem me dera poder passar a vida a viajar! E porque este imenso prazer? Se atirar ao desconhecido, pisar em solo estrangeiro (estranho), se permitir penetrar por uma outra cultura, descobrir novas possibilidades de viver a vida! Tudo isso traz a compreensão do porque é tão prazeroso viajar! Em postagens anteriores eu falava do cansaço da rotina, da importância da crise para a mudança, de que enfrentar o medo e ir em busca dos desejos é o que realmente importa. Agora, vivenciando toda essa aventura de estar aqui, minhas convicções anteriores se fortalecem. Eu estava realmente precisando passar por esta experiência.


Pela primeira vez estou no velho continente, a sensação ao me deparar com a minha história é indescritível! O sentimento de resgate ancestral e até mesmo filogenético, percorre o corpo e arrepia da cabeça aos pés! A completude diante deste resgate se concretiza a cada descoberta! Outra sensação nova para mim é a de pela primeira vez ver o meu país por outro ponto de vista, de fora e não de dentro! Compreendo melhor agora as qualidades, os defeitos e principalmente a cultura brasileira! Fica mais fácil fazer as distinções estando afastado. E que saudades do feijão com arroz e do churrasco!


Toda essa experiência está mexendo profundamente comigo e não tenho dúvidas de que já deixou marcas, não sou mais o mesmo. A cada lugar que passo, um pouco de mim fica e um pouco de lá levo. Novas idéias borbulham em minha cabeça, muito mudará ao meu retorno. A mente se expandiu, o cordão umbilical foi cortado e já me sinto um cidadão do mundo!


Após os meus dias de turismo estou agora a estudar em Évora, Portugal. Participando da primeira turma de mestrandos em Psicomotricidade Relacional do mundo! Só de escrever isso já me arrepio! E estar aqui em contato com profissionais de diversos cantos, reafirma ainda mais uma antiga convicção minha: mais do que livros e estudos que possamos fazer horas a fio, nada é tão significativo quanto a troca de experiências. Aprendemos muito mais com as pessoas do que com os livros! Livros são registros de pessoas, não faz sentido colocarmo-los acima das pessoas! Afinal, aquilo que é vivido não se aprende em livros, mas vivendo! Uma frase muito sabia que ouvi um dia desses foi: "trocar conhecimento é o que há de mais importante e lucrativo, você passa seu conhecimento e não o perde, ganha novos conhecimentos e permanece com o seu, nesta troca só se ganha, nada se perde." Magnífico! Não há como discordar!


Nestas andanças várias promessas sempre adiadas tornaram-se decisões claras, pensamentos desconexos se integraram e viraram novas idéias e aos poucos percebo que me refaço a cada dia vivido.


Enfim... em minhas próximas postagens vou relatar um pouco sobre os locais por onde passei e o que absorvi de significativo da cultura de cada local. Compartilhar o que foi vivido!


Até o próximo post e pé na estrada!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É realmente a gente aprende fora da "casinha", não no sentindo doido, mas do sentido literal..hehee. Bons passeios poraí!
    Logo vc acha algum lugar q tenha feijão com arroz...ehehe
    bjo guri!
    Ass.:Eti

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post em João, quem me dera eu não ter os problemas que tenho, você sabe as naturezas de meu problema, e poder dar uma viajada por aí também, quem sabe daqui alguns anos estabilizado e com segurança de não me afogar dentro de uma garrafa e não deixar o gosto amargo na garganta da poeira branca que acelera o pensamento, e não me faz pensar com clareza! Olha eu já falei por msn sobre a linha BEAT, o que você poderia ler né? Tá dada a dica, já inicie pelo FANTE!
    Outra coisa muito legal foi sobre pessoas, a experiÊncia das pessoas é sempre muito impressionante, cada um teve seu sofrimento, e não podemos dizer que o sofrimento de um, foi pior que o de outro, qual o parâmetro para medir qual é o maior e qual o menor? Como mensurar tal sofrimento? Eu em verdade voz digo, o pior fundo de poço é o seu próprio! Você deve estar se perguntando, mas porquê ele está mencionando o SOFRIMENTO das pessoas, elas também tem coisas boas pra passar? Sim claro que tem! Mesmo que torpes, parvos e ignorantes, todos tem uma vida para contar, uma outra região, outra cultura, um outro tipo de criação, relate o que as pessoas falam quando for legal, pois você pode fazer alguém feliz com o relato positivo de alguém, já pensou nisso? Claro, mantendo o anonimato, o anonimato é o alicerce espiritual, leve a mensagem, nunca o mensageiro, levando princípios acima de personalidades se for julgar alguém! E para finalizar, esse lance de troca de informações com pessoas!
    "MINHA VIDA E MINHAS EXPERIÊNCIAS COM A VERDADE"
    Autobiografia de GANDHI, grande pacifista que foi, tem uma frase muito interessante dele:
    "Se uma pessoa, chega com um pão, a outra com um pão, elas trocam de pão, cada pessoa sairá com um novo pão, mas se a pessoa chegar com uma boa idéia, e a outra com uma boa idéia, as duas sairão com 2 novas idéias!"
    Espero ter verbalizado corretament, em todo caso vc tem o google para procurar hahahaha
    abraaaaaaaaaaaaaaaaços! Felicidade e DEUS te abençoe meu querido, eu sinto MUITO não ter estado aqui em sua despedida, e seus últimos dias de Brasil, vc sabe o processo que sofro desde os 18 anos, tive que ficar 4 meses em São Paulo em tratamento na Orion! Não tenho mais tanto medo de me expor, não estou falando num ponto de vista religioso, vale avultar este fato, mas medo é falta de fé em alguns casos, e eu tinha muito receio e medo de falar e abrir isso para as pessoas, porém, hoje já tenho outra mente, assim que eu abro e FALO, o ouvido mais próximo da minha boca é o meu, logo que eu falo eu mesmo ouço e já me recordo o que passei, e é bom estar sempre lembrando, para não precisar reviver novamente! Feito querido? Abraços! Estarei orando por você aí nessa caminhada, não deve ser fácil largar tudo e cortar o cordão umbilical desse jeito tão brusco! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Meu grande amigo! Um recado seu aqui vale muito para mim! alguém que cresceu comigo e sem dúvida é das pessoas mais importantes de minha vida! Quanto a Fante, logo logo estará na minha cabeceira. E então a frase que mencionei é de Ghandi! Adorei saber disso! O admiro tanto, mais um bom motivo para admirá-lo! Mas melhor que tudo isso é saber que está bem! Tenha a certeza de que em diversos momentos felizes pelos que passei e vc não estava aqui, por alguns segundos parava e pensava em ti, triste de saber pelo que estava passando e por não poder estar vivenciando conosco o momento! Mas como te disse, assim que eu voltar vamos nos encontrar! Muitas saudades meu nego! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. caralho, parei só para ver se tinha atualizado!
    sorte q ví q tinha "4" comentários, e me recordava que o meu era o número "3"
    Sua resposta teria passado direto, céga por mim! Pois é carinha, as coisas estavam perfeitas por aqui, se vc ler meu blog vai ver que infelizmente já entrou uma pedra no sapato!
    No OLD da raça hahahahahahahaah
    Mas sei lá né, os conselhos que tenho dos amigos não são os que me ajudam "tá cheio de mulher por aí blablabla" tem mulher dando mole sim, mas com minha nova crença espiritual, e por minha experiência, sei que não é que DEUS quer pra mim, me ver pegado geral para esquecer alguém, e isso me geraria um vazio depois, ou vontade de mais e mais, compulsão! Enfim, é melhor segurar a onda, por mais que doa, eu acho que o resultado mais pra frente vai ser muito melhor! ATUALIIIIIIIIIIIZA PORRA!

    ResponderExcluir
  6. "Aprendemos muito mais com as pessoas do que com os livros!"
    Concordo plenamente... posso dizer que tenho aprendido e muito com vc!
    Aproveite cada instante na Europa...
    Saudades! Forte Abraço!
    Dani.

    ResponderExcluir
  7. Orra, o que você está vivendo é único! Vai ficar pro resta da sua vida na memória e no coração... É algo como casar, ver o nascimento do primeiro filho, sei lá! Coisas que ficam. E sim, o melhor de tudo é o que você aprende, porque você absorve... Ser a primeira turma? Magina o que vai vir para você de bom depois dessa oportunidade?! Que bom que você se jogou!
    Tire muitas fotos, porque infelizmente, com o tempo, as lembraças se vão né... Tipo memória de peixe mesmo! Muita informação (muito espaço!) mas pouco fica.
    Um dia quero viver coisas assim. Admiro muito sua paixão pelo que faz, amar assim é ter vontade de aprender todo dia.
    Vai que é tua, XUUUU! (Naquela vozinha do Piano).

    ResponderExcluir