segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sobre o Medo e o Desejo

Há uma relação entre o medo e o desejo? Esta é a questão que pretendo responder. Quantos medos correspondem exatamente à aquilo que mais desejamos! O medo de apresentar um trabalho que nos debruçamos horas fazendo, o medo de pedir ao chefe uma oportunidade maior, o medo de não passar no vestibular, o medo de não ser ninguém na vida, o medo de se envolver, de amar e não ser amado! Todos estes medos escondem um grande desejo. Para Freud, o medo pode estar relacionado a um desejo inconsciente recalcado. Acredito que a proporção do medo é justamente a mesma do desejo, quanto maior o desejo, maior o medo.

Podemos falar a respeito do medo por diversos pontos de vista. Trago os que mais me agradam. Sob o olhar da psicologia evolucionista, podemos ver de onde surge este sentimento, o medo é visto como instinto de preservação, algo biológico, genético e necessário a vida. Por exemplo quando estamos diante de uma ameaça de perigo, sentimos medo e todo nosso corpo entra num estado de preparação para a fuga do eminente perigo. Já pelo prisma da psicanálise, podemos pensar a respeito de medos irracionais, medos que introjetamos a partir dos medos de nossos pais, afinal são eles que nos ensinam, são nossos modelos, que amamos tanto e que para nós são os detentores da verdade, portanto o medo deles pode tornar-se nosso sem que percebamos. No entanto, o medo de qual eu falo, apesar de ter relação com estas duas formas de vê-lo que acabo de citar, trata-se do medo relacionado ao desejo.

Pensando a respeito desta relação, cheguei a conclusão de que um grande desejo, só será grandioso a medida que representa um desafio, correr um risco! Afinal aquilo que é fácil, que é óbvio, que não representa um progresso, torna-se sem graça, é rotina! A vida só tem graça quando procuramos nos superar, enfrentar desafios, sentir a pulsação acelerada, o suor nas mãos, adrenalina pelo corpo... e essas sensações, que surgem quando vamos em busca de nosso desejo é que provocam o medo. A incerteza diante da realização do desejo gera medo! Enfrentar este medo em prol do desejo, representa um desafio!

Um esporte que tenho praticado e me tornei apaixonado, me fez pensar nessa relação: a escalada! Quando você se encontra há alguns metros de altura, sustentado pela sua própria força e equilíbrio, olha pra cima e pensa que não vai conseguir subir até o final, começam as sensações de medo, as mãos começam a ficar úmidas, a concentração e a calma vão embora e a cada segundo que passa parece que você esta prestes a cair! Se você esta em uma via que considera fácil, tudo vai bem, nada de medo, mas quando esta em uma via que você nunca fez e sabe que nela vai se deparar com o seu limite, aí sim o medo ressurge. Porque? pelo simples motivo de que aquela via representa um desafio, uma superação e, principalmente, o seu maior desejo!

Mas se eu começar a falar sobre escalada, vou me desvirtuar do tema e escrever muitas linhas! Fica pra outro dia rsrs... Acho que o exemplo já foi suficiente para entender a relação entre medo e desejo. Por fim vem a reflexão: O quanto nos esquivamos de desafios em nossas vidas, por ter medo? O quanto deixamos que o medo tome conta e vemos nossos desejos irem por água abaixo? Ter medo é importante, mas a coragem diante dele é que faz a diferença entre uma vida medíocre e uma vida de superações e realizações de desejos. Portanto se tem muito medo de algo, pense a respeito, seu desejo pode estar escondido bem ali atrás. Ir em busca do desejo, sentir o medo e enfrentá-lo é se contactar com a pulsão de vida! Esses sentimentos é que nos fazem sentir vivos!




"Todos querem subir ao topo da montanha... mas poucos sabem que a verdadeira felicidade e crescimento, está em sua escalada"

5 comentários:

  1. Sabe o que eu diria em resumo? SE JOGA!!!
    Enfrente seu medo para alcançar seu desejo!
    Ahhh esse meu brodi é muito fera, te admiro, negrits!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí meu amigão...
    coragem sempre pra seguir a diante!
    um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  3. Do ponto de vista espiritual, mas específicamente, de linha oriental, vivemos como se fôssemos o nosso próprio desejo. Ou seja, se EU SOU O DESEJO, atrelo minha identidade a ele, significa que se não realizá-lo, EU MESMO me perco, "morro". É o próprio medo de perder o controle, de perder a identidade... a não realização do desejo, significa a morte do ego, por isso é assustador. O ego é muito frágil...

    ResponderExcluir
  4. O que sempre falo sobre o medroso e cororajoso, é que o corajoso é tão medoroso quanto. A diferença esta na capacidade de controlar e asumir o desejo de superar suas dificuldades. Sabendo que elas sempre estaram juntas com ele, mas que é possivel crescer e evoluir com seu medos. O medo existe para trazer a realidade, que temos limites, mas que podemos supera-los acima de tudo.

    Parabéns pelos textos, todos são muito bons. Estou muntio orgulhoso.
    Abraço e boas escaladas

    ResponderExcluir