terça-feira, 21 de abril de 2009

Loucura x Genialidade

Qual é a tênue linha que separa a genialidade da loucura? Uma pergunta que me faço há muito tempo... Uma mente criativa é aquela que atravessa o limiar da normalidade, do já conhecido e seguro, para se aventurar no desconhecido, quebrando paradigmas e estereótipos, criando algo inovador. É nessa dimensão subjetiva, inovadora, que se abriga a loucura, composta por caminhos sem fronteiras, um salto em queda livre sem saber como é o chão!

Ao pensar em grandes gênios, facilmente encontramos vários que foram incompreendidos em sua época, taxados de "inadequados socialmente" como Einstein (e que loucura a teoria da relatividade não?). Temos ainda aqueles que transformavam sua loucura em arte como Van Gogh. Lembro-me de quando fiz estágio no Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro, onde conheci algumas pessoas singulares, extremamente criativas e talentosas, que tinham dificuldade de separar o real do imaginário. Eu percebia que era justamente essa dificuldade que representava a essência não só da loucura, mas também da genialidade daquelas pessoas.

Descartes afirmava que a verdade só pode ser atingida pela razão. Para o autor, a loucura é a ausência da razão, assim, o louco ficou estigmatizado como um ser que não cogita (pensa). O que percebo é que a loucura está muito relacionada com a paixão! (Acho até que paixão x loucura merecem um post só sobre eles) Quando alguém gosta muito de algo costumamos dizer "fulano é louco por ..." como se gostar muito de algo é ser louco por aquilo. Por isso a loucura é colocada em oposto a razão, ao pensamento, a lógica; por ser movida pelo emocional, desprovida da razão e ligada a uma forma de paixão.

Mas o que eu acredito profundamente é que os gênios encontraram toda sua genialidade, quando conseguiram conciliar a sua loucura/paixão ao pensamento. Porque nada existe de grandioso sem paixão (Hegel). Acredito também que aqueles que não suportam o sofrimento do seu mundo tornam-se necessariamente loucos! E o que fazer pra não deixar que o sofrimento torne-se loucura? Eu digo! Transformar o sofrimento em arte! Quem teve a oportunidade de ver a exposição "As imagens do Inconsciente" (vá ao MON, ainda da tempo! http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/nise_silveira.html ) teve uma prova do quanto a arte pode ser uma forma de sublimação (no sentido psicanalítico). E quando a sublimação é possível o que acontece então? O louco vira o gênio! que loucura não?

O que eu quero afinal com este post é fazê-los refletir sobre a loucura e a genialidade que há dentro de cada um de nós. Este blog é a tenativa de dar a palavra a minha loucura. E você tem dado voz a sua? Talvez nela se esconda sua genialidade... Compreender a sabedoria que há na loucura é o primeiro passo para que as portas da imaginação sejam abertas.



Albert Einstein

“O sonho é a loucura do indivíduo adormecido enquanto os loucos são sonhadores acordados.” ( Garcia-Roza)
Indicação de leitura: História da Loucura - Michel Foucault.

7 comentários:

  1. hey Pens...
    Parabén pelo texto.
    Sucesso Man.
    Beijos
    Marcia Cordeiro
    (Dona Bruck´s)

    ResponderExcluir
  2. Ah, mulequi!
    Parabéns pelo blog! Já gostei de cara do primeiro post! Realmente, prova-se que 'o louco vira gênio' nessa exposição (que você me levou pra ver, aham) do Grande Olho!
    E dirão um dia: Ventania, com seus cogumelos azuis, é um gênio! Por que não? rs
    Beijos man.

    ResponderExcluir
  3. massa meu!

    gordo lindo

    ResponderExcluir
  4. joão!!!!
    que massa o texto, curti mesmo. concordo com vc qdo vc relaciona a loucura com paixão, e acredito que só sendo meio louco mesmo e apaixonado pra conseguir ser feliz em sociedade.
    bjoOoOO =)

    ResponderExcluir
  5. Dae xuuuu parabéns pelo texto e pelo blog.

    Eu sempre penso nisso quando estou montando meus pratos.

    "Adicione um pouco de loucura a sua sabedoria."

    Nao sei de quem é esta frase, mas eu levo ela para o meu dia-a-dia.

    Realmente é uma frase "genial" muito louca!

    Parabés irmao!

    ResponderExcluir
  6. daeee guri!!!

    Escreva mais sobre esses pensamentos...
    vc q manja dessa área...
    Parabéns!
    bjo da eti!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog...
    Sucesso... vc vai looooooooonge!
    muitos beijos e um carinhoso abraço!
    Dani.

    ResponderExcluir